UMA BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA A MANTER SEU CABELO MAIS BONITO

Os 8 melhores alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios. Saiba quais são os alimentos que precisam estar no prato para que suas madeixas cresçam fortes e com brilho.

UMA BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA A MANTER SEU CABELO MAIS BONITO
UMA BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA A MANTER SEU CABELO MAIS BONITO - FONTE: GETTY IMAGES

 

PROTEÍNA

A proteína presente na carne vermelha é essencial para ajudar os fios a absorverem nutrientes. “Nosso cabelo é formado essencialmente de proteína, e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Quando é ingerida em pouca quantidade ou de má qualidade, as madeixas se tornam quebradiças e há perda de sua cor”, acrescenta a dermatologista Daniela Nunes Ribeiro.

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Alimentos alaranjados, como a cenoura, possuem betacaroteno, responsável por controlar a produção sebácea e a oleosidade excessiva do couro cabeludo. “Essa substância também contribui para a elasticidade do fio”, explica Maria Fernanda Kok, dermatologista voluntária do Instituto Horas da Vida.

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Linhaça, quinua, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos integrais são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

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“As vitaminas do complexo B presentes no espinafre são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, pois esse nutriente atua na multiplicação celular”, explica a dermatologista Maria Fernanda Kok.

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Comer uma porção de peixe três vezes por semana fornece vitamina B3 ao corpo. “Essa vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, facilitando a entrega de nutrientes”, conta a tricoterapeuta Raissa Hein, do Instituto de Beleza Moça Bonnita, de São Paulo.

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O magnésio da fruta atua na formação de proteínas que constituem os cabelos. “Assim como a queratina, o magnésio forma uma película ao redor do fio, protegendo e dando elasticidade a ele”, conta Daniela Nunes Ribeiro.

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O ferro presente na soja é um mineral que participa da formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. “Na falta dessa substância, ocorre a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda dos fios”, alerta a dermatologista Maria Fernanda Kok.

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O ácido fólico presente na ave ajuda na formação das células vermelhas do sangue. “Esse processo auxilia na manutenção do sistema nervoso e na substituição de novas células, acelerando o crescimento dos fios”, garante a tricoterapeuta Raissa Hein.

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